ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Mais de 20 milhões de animais devem ser vacinados contra a aftosa em MS

Renata Volpe Haddad | 03/05/2016 11:53
Campanha de vacinação contra a febre aftosa nas regiões do Planalto e Pantanal foi lançada nesta terça-feira (3) pelo Governo do Estado. (Foto: Divulgação)
Campanha de vacinação contra a febre aftosa nas regiões do Planalto e Pantanal foi lançada nesta terça-feira (3) pelo Governo do Estado. (Foto: Divulgação)

Com objetivo de atingir 99,2% do rebanho de Mato Grosso do Sul, o governo do Estado lançou a campanha de vacinação contra a febre aftosa nas regiões do Planalto e Pantanal, nesta terça-feria (3). Além de vacinar, os produtores têm até 15 dias para fazer o registro na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal) que pode ser feito através do site.

De acordo com o diretor presidente da Iagro, Luciano Chiocheta, a ferramenta de registro foi disponibilizada no site para dar mais facilidade ao produtor. "Antes era preciso ir até a Iagro e registrar a vacinação, mas para facilitar é só acessar o site e informar sobre a imunização".

Somando as três regiões, a vacinação contra a febre aftosa neste ano pretende atingir aproximadamente 20 milhões de bovinos e bubalinos. "Pretendemos atingir a mesma porcentagem de animais vacinados do ano passado de 99,2%. Muitas vezes não conseguimos atingir os 100% devido a falta de informação do produtor que acaba esquecendo e estamos tentando buscar alternativas para chegar até mesmo aos locais de difícil acesso, além disso levar informações através de campanhas".

Segundo o secretário estadual de Governo e Gestão, Eduardo Riedel, a vacinação contra a febre aftosa é fundamental para o Estado não apenas pela questão sanitária, mas também econômica.

Mais de 20 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados neste ano. (Foto: Divulgação)
Mais de 20 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados neste ano. (Foto: Divulgação)

"O Estado é um grande produtor de carne bovina e exportador para o mundo inteiro e ter a garantia de que o nosso rebanho é livre de febre aftosa é a garantir a saúde do consumidor". 

Para o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) Maurício Saito, os índices alcançados acima de 99% de vacinação significa que esta é uma prática cultural dos produtores.

"A imunização dos animais contra a febre aftosa se tornou uma cultura do produtor e isso é demonstrado claramente no percentual elevado de animais vacinados e faz com que o Estado possa atingir um status livre da doença, se o produtor em conjunto com a comunidade científica continuar avançando nos trabalhos".

De acordo com o representante do Ministério da Agricultura, Orlando Baez, o último foco de aftosa no Estado foi em Eldorado, em 2005, porém há 11 anos não há mais suspeita da doença.

"Mas para atingir este resultado, houve um trabalho forte e o Ministério da Agricultura liberou de 2005 até 2016 aproximadamente R$ 100 milhões de recursos para fazer trabalho em campo e trânsito principalmente na região de fronteira. Com o recurso, foram adquiridos 600 veículos sendo 200 camionetes. O ponto x da questão é sanidade e temos que fazer um trabalho de campo excelente".

Vacinação - No Planalto, a vacinação começou ontem (2) e vai até o dia 1º de junho. No Pantanal, para os optantes da etapa maio, o período também iniciou nesta segunda-feira e vai até o dia 16 de junho. Na região da Fronteira, os criadores começaram com a vacinação no dia 1º de abril e o prazo termina em 15 de maio.

As datas diferentes foram determinadas pela Iagro, com base em estudos epidemiológicos das diferentes regiões produtoras. A mudança na vacinação da aftosa para todo o rebanho do planalto, de novembro para maio, ocorreu em 2012.

Nos siga no Google Notícias