ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Mapa envia missão ao Paraguai para inspecionar frigoríficos

Marta Ferreira | 11/01/2012 16:29
Ida de técnicos brasileiros ao Paraguai havia sido anunciada durante visita de ministro a Campo Grande, na sexta-feira passada. (Foto: João Garrigó)
Ida de técnicos brasileiros ao Paraguai havia sido anunciada durante visita de ministro a Campo Grande, na sexta-feira passada. (Foto: João Garrigó)

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou hoje que envio dois fiscais federais agropecuários ao Paraguai para inspecionar os frigoríficos habilitados a exportar carne para o Brasil. Anunciada quando o ministro Mendes Ribeiro esteve em Mato Grosso do Sul, após o surgimento de novos casos de febre aftosa no departamento de San Pedro, a 150 quilômetros da fronteira sul-mato-grossense, a ação faz parte do conjunto de medidas tomadas pelo governo brasileiro para impedir que o vírus da doença entre no Brasil.

A missão com os dois profissionais, do Departamento de Saúde Animal e do Dipa (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal) inicia os trabalhos amanhã (12) e vai levar 8 dias. A tarefa é verificar se estão sendo cumpridos todos os requisitos para exportação de carne maturada e desossada para o mercado brasileiro, em cinco plantas dos departamentos de Assunção e Concepción.

Só esse tipo de carne está com a exportação permitida para o Brasil desde setembro, quando outro foco de aftosa foi confirmado no departamento de San Pedro, mesma região onde foi detectado foco da doença em setembro do ano passado.

Hoje, a carne paraguaia só pode entrar no Brasil via Ponta Porã, onde os caminhões são desinfetados.

Além da missão enviada hoje, uma outra, do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP), presidido Brasil, deve estar no Paraguai entre os dias 15 e 21 de janeiro, informou o ministério. O objetivo, como anunciado, é buscar soluções e ajudar o governo paraguaio a identificar e implementar estratégias para erradicar a febre aftosa em seu território.

Nos siga no Google Notícias