ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Mapa libera comércio de bananas em 7 cidades de MS

Redação | 22/01/2010 20:37

Por estarem livres da "sigatoka negra" (praga que atinge bananais), os municípios de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas agora são considerados de área livre.

Instrução normativa número 3/2010, do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), publicada na edição de ontem do DOU (Diário Oficial da União), estabelece que os produtores de bananas dessas cidades agora podem comercializar a produção em qualquer outro estado do Brasil.

Atualmente, além dos sete municípios sul-mato-grossenses, são consideradas áreas livres da praga os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Algumas cidades localizadas nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso também são reconhecidas pelo Mapa como áreas livres da sigatoka negra.

Praga - A praga sigatoka negra é causada por um fungo (Mycosphaerella fijiensis) e atinge, primeiramente, as folhas mais novas da bananeira, causando estrias (linhas) marrons. Com o avanço da doença, as folhas têm morte prematura e os prejuízos podem chegar até 100% da plantação.

Desde 2001, o Mapa trabalha no combate à praga, por meio de controle químico e monitoramento do trânsito de plantas, que apenas podem ser removidas para outras unidades da federação quando originárias de áreas livres ou sob sistema de mitigação de risco para a praga.

Nos siga no Google Notícias