ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Mapa publica nesta terça mudanças esperadas por produtores da ZAV

Fabiano Arruda | 21/03/2011 11:11

ZAV foi reconhecida como área livre de aftosa no mês passado

Produtores da região esperam alterações, como a a desobrigação do procedimento de quarentena. (Foto: Arquivo)
Produtores da região esperam alterações, como a a desobrigação do procedimento de quarentena. (Foto: Arquivo)

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, assinou nesta segunda-feira a instrução normativa que define o que muda para os produtores dos municípios da ZAV (Zona de Alta Vigilância) após a OIE (Organização Mundial de Saúde animal) reconhecer, no dia 4 de fevereiro, a região como área livre de aftosa.

A instrução normativa do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), com as novas regras, será publicada na edição desta terça-feira no Diário Oficial da União.

Entre as mudanças esperadas pelos produtores da região está a desobrigação do procedimento de quarentena.

Além disso, o setor também espera que não seja mais necessário realizar teste sorológico nos bovinos e búfalos localizados na fronteira. Entretanto, deve continuar acontecendo o controle intensivo do trânsito.

A Zona de Alta Vigilância é uma área que compreende 15 quilômetros de largura ao longo de mil quilômetros de fronteira com Bolívia e Paraguai.

São 13 municípios que compõem a ZAV: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas. São pelo menos 800 mil cabeças de gado na região.

Com o reconhecimento da ZAV de Mato Grosso do Sul pela OIE como livre de febre aftosa, o Estado passou a ter um status único de classificação e a exportação de carne nas fazendas da região volta ao normal.

Em 2001, MS já havia alcançado o status de livre de febre aftosa com vacinação, porém com o surgimento de um foco da doença, em 2005, o organismo internacional decidiu suspender esse reconhecimento.

Nos siga no Google Notícias