ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Mato Grosso do Sul inicia produção de grão-de-bico voltado para exportações

Estado participa de projeto da Embrapa para avaliar o potencial produtivo da cultura

Richelieu de Carlo | 27/08/2017 11:00

Mato Grosso do Sul é um dos seis estados do País com campos experimentais para avaliar o potencial produtivo de quatro cultivares de grão-de-bico, tendo como objetivo exportar a cultura ao mercado asiático. Os experimentos são coordenados pela Embrapa, em parceria com uma empresa indiana.

São avaliadas no Brasil quatro cultivares de grão de bico, sendo duas indianas e duas nacionais em três épocas diferentes de plantio: abril, maio e junho. Além de Mato Grosso do Sul, a pesquisa é desenvolvida também em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

Como o ciclo do grão-de-bico gira em torno de quatro meses, as primeiras colheitas iniciam-se agora, entre o final de agosto e o início de setembro, e a expectativa é selecionar as cultivares com melhor adaptação às condições ambientais brasileiras.

"Nós, brasileiros temos uma oportunidade, mais uma vez pela mão da Embrapa, com gente daqui, desta fazenda, de investir, investigar e fazer", afirmou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que participou em Cristalina (GO), da colheita da primeira safra de grão de bico destinada a suprir demanda feita pelo governo da Índia.

De acordo com Maggi, percebeu-se com o grão de bico "uma grande oportunidade". "Essa mercadoria, quando exigida pelo mercado internacional, deverá ser fornecida por alguém, e nós queremos ser os grandes fornecedores. Temos algum tempo para desenvolver variedades, descobrir quais são as melhores em cada um desses locais".

Nos siga no Google Notícias