ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Mendes Ribeiro vai à Rússia tentar solução para o embargo à carne brasileira

Danilo Macedo, da Agência Brasil | 22/03/2012 17:00

Brasília – O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, viajará à Rússia na próxima semana para discutir o embargo russo à carne brasileira. O embargo teve início em junho de 2011 e afeta todos os frigoríficos do Rio Grande do Sul, Paraná e de Mato Grosso.

Segundo o Ministério da Agricultura, Mendes Ribeiro vai se reunir com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, no dia 30 de março, “com o objetivo de apresentar o perfeito cumprimento das normas sanitárias exigidas pelas autoridades russas nos frigoríficos do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso para a retomada imediata da comercialização”.

O secretário de Defesa Agropecuária, Enio Marques, chegará a Moscou dois dias antes do ministro para agilizar a negociação e resolver as pendências técnicas com as autoridades sanitárias russas. Mendes Ribeiro esteve pela primeira vez com Yelena Skrynnik em janeiro. Na época, ele disse ter percebido a disposição da ministra em resolver o impasse, mas a expectativa era que uma solução final viesse apenas após as eleições presidenciais na Rússia, que ocorreram no início do mês, com a vitória de Vladimir Putin.

Antes de chegar a Moscou, Mendes Ribeiro tem compromissos agendados nas capitais da Albânia, Hungria e Inglaterra. Em Tirana, no dia 26, ele se encontrará com o ministro da Agricultura e o primeiro-ministro albaneses, além de reunir-se com representantes do setor agrícola do país. Em Budapeste, no dia 27, ele será recebido pelo ministro da Agricultura húngaro para tratar das trocas comerciais do agronegócio.

Em Londres, Mendes Ribeiro tem compromissos nos dias 28 e 29, começando com uma reunião de coordenação sobre relações bilaterais entre o Brasil e o Reino Unido, com o embaixador brasileiro na Inglaterra, Roberto Jaguaribe, e diplomatas. No dia 29, o ministro dará palestra sobre desafios e oportunidades da agricultura sustentável no Brasil durante seminário do jornal Financial Times.

Nos siga no Google Notícias