ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Mercado da mandioca será debatido na Exposição de Figueirão, que começa hoje

Bruno Chaves | 20/06/2014 12:20
Feira agropecuária começa hoje e dura até domingo (Foto: Divulgação/Assessoria)
Feira agropecuária começa hoje e dura até domingo (Foto: Divulgação/Assessoria)

A 2ª edição Expofigueirão (Exposição Agropecuária de Figueirão) começa nesta sexta-feira (20) no município que fica a 226 quilômetros de Campo Grande. Durante o evento, que encerra no domingo (22), serão apresentadas novas possibilidade de cultivo para o produtor rural da região. Entre elas, a mandioca pode se tornar alternativa viável de renda para os agricultores.

Para divulgar os benefícios da produção da cultura, informações sobre a produção e comercialização do mercado da mandioca serão repassadas aos presentes, por meio de palestras, marcada para às 16h de hoje.

De acordo com o instrutor do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado), Antônio Minari, o Brasil é o segundo maior produtor do alimento no mundo, perdendo apenas para a Nigéria, o que torna cada vez mais viável a produção do produto.

Minare revelou que a região de Figueirão tem todas as condições favoráveis para o cultivo da raiz, que tem capacidade de produção de até 30 toneladas por hectare, devendo o produtor tomar apenas alguns cuidados no momento do plantio e principalmente na hora de vender o produto.

“O pouco risco de geada favorece o plantio e a melhor produção da mandioca, porém, o fator primordial para a melhor qualidade do produto está nas condições do terreno, que não pode ser encharcado ou um local com lençol freático aflorado”, disse.

A melhor gestão de propriedades também entra na pauta da Expofigueirão. O evento contará com apresentação do programa Mais Inovação, que tem como objetivo aprimorar o processo gerencial de propriedades, até mesmo implementando novos sistemas como a integração entre lavoura e pecuária.

Coordenadora do projeto no Estado, Mariana Urt, contou que o curso já está com a segunda turma formada na cidade. “O Mais Inovação é uma grande oportunidade de melhorar a rentabilidade da propriedade como também melhorar a comercialização dessa produção”, explicou.

Expofigueirão – A feira agropecuária de Figueirão será realizada de 20 a 22 de junho na chácara 3R, que fica na rodovia MS-223. A programação começam com palestras no Sindicato Rural de Figueirão a partir das 16h. Durante a noite, shows prometem animar a cidade. As atrações confirmadas são Eduardo Limma, Leo Goiano, Girsel da Viola e o baile Chama Campeira.

No dia 21, a abertura oficial da Expofigueirão acontece às 9h. A solenidade é seguida do leilão produção Fazenda 3R. A noite, shows com Victor e Vinicus e baile com Marlon Maciel serão as atrações culturais.

No domingo (22), às 9h, começa o Leilão de Doação Areia Santa, que fecha a programação da feira.

Nos siga no Google Notícias