ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Ministério cancela comércio de 432 toneladas de sementes de pastagem em MS

Jorge Almoas | 04/03/2011 19:16

Produtores cadastravam área menor para pagar menos impostos

Preço médio das sementes subiu 300% no último ano (Foto: Divulgação Mapa)
Preço médio das sementes subiu 300% no último ano (Foto: Divulgação Mapa)

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) descobriu esquema de fraude na comercialização de forrageiras – plantas utilizadas na alimentação de animais de criação – e suspendeu o comércio de 432 sementes de pastagem.

As 432 toneladas de semente da espécie Brachiaria humidícola estavam prontas para comercialização em vários municípios sul-mato-grossenses e foram apreendidas pela SFA (Superintendência Federal da Agricultura em Mato Grosso do Sul).

No esquema de fraude, os produtores inscreviam um campo de produção de sementes de forrageiras e exploravam irregularmente vários outros em localidades diferentes do informado.

Em alguns casos, a área era muito menor que a colhida, deixando de recolher a taxa referente à inscrição dos campos de sementes.

Todo o estoque de sementes foi lacrado e os responsáveis foram notificados para que apresentem a documentação sobre a exploração dos campos de sementes. Caso os documentos não sejam apresentados, a carga pode ser apreendida definitivamente e os infratores multados.

No último ano o preço das sementes de forrageiras de clima tropical tiveram um aumento médio de 300%.

Nos siga no Google Notícias