ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Ministério desabilita fazenda de MS para exportar à UE

Redação | 05/02/2009 06:50

O Ministério da Agricultura desabilitou a fazenda Rancho do Sol, de Campo Grande, dentre as relacionadas para exportar carne bovina à União Européia.

A medida, segundo o coordenador do Sisbov no Estado, Orasil Bandini, ocorreu porque a certificadora não renovou a vistoria que deve ser feita a cada seis meses. Desta forma será necessária uma nova vistoria para que a propriedade seja reabilitada e para isso terá de entrar no fim da fila, que tem cerca de 500 outras propriedades.

Assim estão habilitadas hoje somente três propriedades: a União, em Três Lagoas, Santa Undelina, em Naviraí e Primavera, em Campo Grande.

Orasil acredita que a fazenda Rancho do Sol não tenha exportado porque foi desabilitada poucos dias após entrar para a lista de exportadores, a chamada lista trace.

Ele afirma que está sendo programada para a próxima semana vistorias em várias propriedades do Estado para que um número maior possa ser incluído na lista.

Semana passada e retrasada técnicos europeus visitaram propriedades do Estado para verificar as ações sanitárias desenvolvidas na ZAV (Zona de Alta Vigilância) e as propriedades que estão na lista trace. Um relatório sobre a visita deve chegar em 30 dias. Em março virá uma missão da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

Nos siga no Google Notícias