ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Ministério destina R$ 25 milhões a produtores de leite, mas MS fica de fora

Caroline Maldonado | 23/07/2014 08:27
Mato Grosso do Sul pode receber recursos em edital futuro (Foto: Eder Rolin/Arquivo)
Mato Grosso do Sul pode receber recursos em edital futuro (Foto: Eder Rolin/Arquivo)

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançou edital que disponibilizará R$ 25,6 milhões para melhorar a qualidade e a segurança do leite em alguns Estados. Mato Grosso do Sul não foi contemplado, mas pode ser em edital futuro, de acordo com a SDC (Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo), que escolheu as regiões considerando o índice de produção de leite.

Estão na lista dos Estados que podem participar da concorrência Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. O objetivo é incluir as principais regiões produtoras de leite do país nos projetos de boas práticas agropecuárias e capacitação.

Instituições privadas sem fins lucrativos podem ser inscrever até o dia 15 de agosto deste ano. Os resultados preliminares serão divulgados no dia 29 de agosto e o resultado final está previsto para o dia 9 de setembro. Os projetos devem ser enviados para o Ministério da Agricultura por meio do endereço disponível no edital.

O recurso é para assessorar e capacitar os produtores rurais na estruturação da unidade de produção, especialmente na implementação de boas práticas agropecuárias, ou seja, controle permanente da qualidade da água da propriedade rural, registro e o acompanhamento de dados e dos procedimentos realizados na propriedade, adequado armazenamento e transporte de matérias-primas, insumos e alimentos, garantia da rastreabilidade dos animais e dos produtos originados na propriedade, higiene e os procedimentos adequados de ordenha e pós-ordenha, limpeza, manutenção e o dimensionamento adequados dos equipamentos de ordenha e de refrigeração do leite, identificação, registro e a segregação de animais sob tratamento veterinário ou pastagens sob uso de agrotóxicos, manejo adequado de bezerras na propriedade rural, entre outros itens.

Nos siga no Google Notícias