ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Ministério lança programa contra fogo em áreas rurais

Redação | 08/12/2009 08:59

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, lança hoje (8) o Programa Nacional de Redução e Substituição do Fogo nas Áreas Rurais e Florestais (Pronafogo). Será às 10h30 no ministério.

Seguindo as diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima, o programa é uma das ações do governo para alcançar as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa propostas para a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-15).

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o programa é uma parceria inédita com os estados representados pelos comandos dos corpos de bombeiros militares e prevê ações integradas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional do Índio (Funai), Empresa Brasileira de Pesquisa Agroepcuária (Embrapa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Para a execução do programa foram contratados 2.527 brigadistas em 92 municípios e criadas unidades ambientais nos comandos dos corpos de bombeiros dos estados amazônicos. Serão utilizados equipamentos especializados como helicópteros, aeronaves-tanque de combate a incêndio e aviões monomotor para monitoramento aéreo.

Nos siga no Google Notícias