ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Ministro da Agricultura admite falhas em rastreabilidade

Redação | 13/02/2008 19:15

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, admitiu que frigoríficos e exportadores cometeram falhas e embarcaram carne bovina não-rastreada para a União Européia (UE). Stephanes esteve em audiência pública nesta quarta-feira, dia 13, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado e admitiu que o problema foi detectado por missão da UE que esteve no Brasil em novembro.

Conforme o ministro, os integrantes da missão elogiaram as medidas sanitárias adotadas contra a febre aftosa, mas apontaram falhas no programa de rastreabilidade dos animais. Os técnicos recomendaram que o Brasil mandasse relatório com apenas 3% das cerca de 10 mil propriedades cadastradas pelo Sisbov (Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos) que estariam de acordo com as exigências burocráticas da UE.

Stephanes disse que auditoria feita pelo ministério em 2,7 mil propriedades constatou que 600 delas atendem à lista de exigências, composta por quase 30 itens burocráticos. E que enviou a relação destas propriedades aptas a exportarem carne bovina para a Europa, de acordo com as análises técnicas

Nos siga no Google Notícias