ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Mobilização incentiva devolução de embalagens de agrotóxico que subiu 163% em MS

Caroline Maldonado | 10/08/2015 08:11
Unidades de recolhimento farão ações de conscientização (Foto: Divulgação/Sepaf)
Unidades de recolhimento farão ações de conscientização (Foto: Divulgação/Sepaf)

Em 2006, foram devolvidas 1,115 tonelada de embalagens vazias de agrotóxico, em Mato Grosso do Sul. O número subiu 163%, na comparação com o ano de 2014, quando foram devolvidas 2,933 toneladas, segundo a Sepaf (Secretária de Estado de Produção e Agricultura Familiar). Para manter esse patamar, no dia 18 de agosto, o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) promoverá o “Dia Nacional do Campo Limpo”.

Oito municípios de MS participarão da mobilização, por meio da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. São eles Campo Grande, Maracaju, Chapadão do Sul, Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

No primeiro semestre deste ano, já foram devolvidas 715 toneladas de embalagens em MS. Segundo o fiscal Estadual Agropecuário do Núcleo de Agrotóxicos da Iagro, os números são fruto de trabalho estratégico realizado pela agência em parceria com o Inpev.

“Essa ação, além de recolher as embalagens, evitando a contaminação do meio ambiente, também conscientiza as pessoas da importância dessa atitude, motivando-as a mudar suas ações em diversas outras atividades do seu dia a dia, refletindo em benefícios para a sociedade, com um todo”, diz.

Dia D – No próximo dia 18, haverá eventos realizados pelas centrais de recebimento de embalagens vazias nas próprias unidades, além de escolas e locais públicos. Serão diversas ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, como apresentações de peças teatrais, palestras, plantio de árvores e distribuição de materiais educativos.

A maioria das unidades fará, na mesma data, o “Dia de Portas Abertas”, em que visitantes podem conhecer o trabalho realizado e participar de atividades educacionais e culturais.

Nos siga no Google Notícias