A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

10/08/2015 08:11

Mobilização incentiva devolução de embalagens de agrotóxico que subiu 163% em MS

Caroline Maldonado
Unidades de recolhimento farão ações de conscientização (Foto: Divulgação/Sepaf)Unidades de recolhimento farão ações de conscientização (Foto: Divulgação/Sepaf)

Em 2006, foram devolvidas 1,115 tonelada de embalagens vazias de agrotóxico, em Mato Grosso do Sul. O número subiu 163%, na comparação com o ano de 2014, quando foram devolvidas 2,933 toneladas, segundo a Sepaf (Secretária de Estado de Produção e Agricultura Familiar). Para manter esse patamar, no dia 18 de agosto, o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) promoverá o “Dia Nacional do Campo Limpo”.

Oito municípios de MS participarão da mobilização, por meio da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. São eles Campo Grande, Maracaju, Chapadão do Sul, Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

No primeiro semestre deste ano, já foram devolvidas 715 toneladas de embalagens em MS. Segundo o fiscal Estadual Agropecuário do Núcleo de Agrotóxicos da Iagro, os números são fruto de trabalho estratégico realizado pela agência em parceria com o Inpev.

“Essa ação, além de recolher as embalagens, evitando a contaminação do meio ambiente, também conscientiza as pessoas da importância dessa atitude, motivando-as a mudar suas ações em diversas outras atividades do seu dia a dia, refletindo em benefícios para a sociedade, com um todo”, diz.

Dia D – No próximo dia 18, haverá eventos realizados pelas centrais de recebimento de embalagens vazias nas próprias unidades, além de escolas e locais públicos. Serão diversas ações de conscientização sobre a preservação do meio ambiente, como apresentações de peças teatrais, palestras, plantio de árvores e distribuição de materiais educativos.

A maioria das unidades fará, na mesma data, o “Dia de Portas Abertas”, em que visitantes podem conhecer o trabalho realizado e participar de atividades educacionais e culturais.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions