ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Moka apresenta propostas de redução de juros agrícolas para o BB

Nicholas Vasconcelos | 20/06/2012 16:49

Senador Moka (PMDB) apresentou propostas junto para o Banco do Brasil. (Foto: Divulgação)
Senador Moka (PMDB) apresentou propostas junto para o Banco do Brasil. (Foto: Divulgação)

O senador Waldemir Moka (PMDB) apresentou nesta quarta-feira (20) duas propostas de redução de juros do crédito rural para o Banco do Brasil. As propostas foram recebidas pelo vice-presidente de agronegócio do banco, Osmar Dias, que considerou as medidas adequadas e prometeu encaminhá-las para a técnica para analise.

A primeira medida prevê a redução da taxa de juros de 6,75% para 5 % para plano Safra 2012/2013. Os bancos teriam isenção de tributos incidentes sobre as operações de crédito destinado ao setor, como PIS (Programa de Integração Social), Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) e IR (Imposto de Renda).

De acordo com o senador, os juros respondem por 26% do spread bancário, que é a diferença dos juros entre o que o banco paga aos investidores e o que ele cobra para os empréstimos.

A segunda proposta prevê isenção tributária sobre dívidas consideradas irrecuperáveis pelas instituições financeiras. Na opinião do senador, a redução dos impostos poderá reduzir o valor devido em pelo menos 30% e os bancos vão recuperar parte do que jamais seria recuperado.

Nos siga no Google Notícias