A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

08/06/2016 14:53

MS concorre com 16 estados a prêmio de maior produtor de soja

Priscilla Peres
(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul está na disputa com outros 16 estados brasileiros, para saber qual o maior produtos de soja na safra 2015/16. O Estado inscreveu 308 produtores, o terceiro maior número de participantes entre os que estão na disputa.

O Desafio de Máxima Produtividade da Soja quer saber qual estado produziu o maior volume de grãos em sacas por hectare. O Paraná tem o maior número de inscritos, com 1.674 agricultores participantes. Rio Grande do Sul aparece em segundo com 1.264 e Mato Grosso do Sul em terceiro com 308.

O resultado será divulgado pela Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil) no dia 29 de junho. De acordo com a organização, apesar das condições climáticas e suas consequências nas lavouras, a expectativa é de que o resultado surpreenda.

“O último levantamento divulgado aponta para 2,3% a menos na produtividade nacional, principalmente, pelo excesso de chuvas durante a colheita ao Sul e escassez no desenvolvimento da soja no Centro-Oeste e na região Matopiba”, pontua o presidente CESB, Luiz Nery Ribas.

No total foram 121 auditorias em propriedades de possíveis vencedores do Desafio de Máxima Produtividade da Soja, número semelhante ao das edições passadas. “ Muitas dessas práticas adotadas pelos campeões do CESB, além do próprio aumento de produtividade, possuem custos/benefícios interessantes e serão estratégicos para as lavouras se tornarem cada mais eficientes e contribuir na sustentabilidade do negócio agrícola.”, afirma o coordenador técnico do CESB, Henry Sako.

Além do campeão nacional, com a maior produtividade de soja do Brasil, no dia 29 de junho serão conhecidos os campeões das categorias Soja Irrigada Nacional e Não-Irrigada por região.

Próxima safra será um dos temas debatidos no Circuito Aprosoja
Na próxima quinta-feira (02), o Circuito Aprosoja irá a Chapadão do Sul, distante 321 km de Campo Grande para preparar produtores rurais, profissiona...
MPF cobra adoção de monitoramento eletrônico de aeronaves agrícolas
O MPF (Ministério Público Federal) recomendou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que apresente, no prazo de 60 dias, um cronograma de ações p...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions