ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Economia

MS desenvolve 10 ações para inclusão produtiva rural do agricultor familiar

Segundo IBGE, este é o número limite da pesquisa desenvolvida em 2014

Renata Volpe Haddad | 27/08/2015 15:46

Mato Grosso do Sul desenvolveu 10 ações de inclusão produtiva rural para o agricultor familiar em 2014, segundo os dados do suplemento Inclusão Produtiva, das Pesquisas de Informações Básicas Municipais (Munic) e Estaduais (Estadic), feitas nos 5.570 municípios das 27 unidades da federação, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Definido por público alvo, das ações de inclusão desenvolvidas no Estado, 9 foram realizadas para assentados da reforma agrária, 5 ações para povos indígenas, 7 para pescadores, 6 para comunidades quilombolas e nenhum para o setor de silvicultura e extrativismo.

Em relação a quantidade de ações desenvolvidas de inclusão produtiva rural com apoio do governo federal, em 2014, Mato Grosso do Sul teve apoio em 10 ações e 9 com apoio do Governo Estadual. Os dados municipais registraram o importante papel dos governos como parceiros relevantes na implementação das ações de inclusão produtiva rural nos municípios.

O governo federal era o parceiro do maior número de ações no maior número de Unidades da Federação, sendo Mato Grosso do Sul o único Estado que possuía parceria com o governo federal nas três ações analisadas, sendo: inclusão rural, urbana e ações de crédito, microcrédito e seguro.

Inclusão produtiva urbana – O IBGE pesquisou também a inclusão urbana e Mato Grosso do Sul não realizou nenhuma ação para população em situação de rua. Em 2014, foram realizados 5 ações em prol dos beneficários do bolsa família e 4 para inscritos nos cadastros de programas sociais.

Houve uma ação para egressos de curso de qualificação profissional e duas para catadores de recicláveis.

A parceira dos governos em prol da inclusão produtiva foi maior, sendo 6 ações com ajuda do governos federal e estadual. A ação de maior parceria do governo federal foi a de qualificação profissional, em grande parte através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Nos siga no Google Notícias