ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

MS deve colher 49,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2017/18

Osvaldo Júnior | 19/12/2017 20:13

Mato Grosso do Sul deve colher 49,79 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2017/18, estimou, nesta terça-feira (19), a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O volume é ligeiramente menor que a produção deste ano, de 50,29 milhões de toneladas. A queda é de 1%, abaixo da retração em todo o País, de 3,3%. 

A redução da produção de cana em Mato Grosso do Sul decorre da previsão de menor produtividade. A área deve aumentar em 7,5%, de 619 mil hectares para 665,4 mil hectares. No entanto, há projeção de diminuição de 7,9% na produtividade, de 81.251 quilos por hectare para 74.835 quilos por hectare. 

De acordo com a Conab, esse cenário se relaciona a intempéries, especificamente à queda de granizado e forte geada em julho, considerada uma das maiores dos últimos 15 anos. Essa situação forçou a antecipação da colheita. "A partir de outubro as chuvas se regularizaram, favorecendo o crescimento da cana-de-açúcar que já foi colhida", acrescentou a companhia. 

"Em relação aos ataques de pragas e doenças, não houve relatos sobre níveis de infestação que comprometessem a produtividade das lavouras", informou a Conab. "As principais pragas que atacam as lavouras são a broca, contida principalmente por controle químico, e a cigarrinha, controlada principalmente através de controle biológico, estão dentro dos níveis aceitáveis de população, visto que que o uso de novas variedades e mudanças no manejo têm contribuído para um bom controle", acrescentou. 

"O bicudo da cana-de-açúcar também tem sido um problema nas lavouras. A praga ataca as plantas, reduzindo o vigor vegetativo, além de causar perdas qualitativas nas lavouras. O controle normalmente tem sido feito com o corte da palha na linha das soqueiras e com a aplicação de inseticida", detalhou a Companhia.

Em todo o País, a produção de cana-de-açúcar da safra 2017/2018 deve chegar a 635,59 milhões de toneladas, com um recuo de 3,3% frente às 657,18 milhões da temporada anterior. 

Nos siga no Google Notícias