ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

MS já responde pelo 4º maior plantel de cavalos de Quarto de Milha do País

Osvaldo Júnior | 01/08/2017 18:29
Competição de Laço Comprido em Campo Grande (Foto: Divulgação/Jean Philippe)
Competição de Laço Comprido em Campo Grande (Foto: Divulgação/Jean Philippe)

A realização de provas do Laço Comprido impulsiona o avanço da criação de cavalos Quarto de Milha em Mato Grosso do Sul. Com 30,5 mil animais registrados no Stud BooK, departamento especializado no reconhecimento e emissão de certificados de registros da raça, o Estado já responde pelo quarto maior plantel do País, de acordo com a ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha).

Conforme o levantamento, na liderança do ranking, estão São Paulo (235 mil), Paraná (47 mil) e Minas Gerais (35 mil). "Deixamos de ser compradores de genética e passamos a ser fornecedores de destacados exemplares para outras regiões", destaca Melchiades de Albuquerque, representante do MSQM (Núcleo Sul-Mato-Grossense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha). A estimativa é que só este ano sejam comercializados mais de 650 animais no Estado.

De acordo com o presidente da ABQM, Fábio Pinto da Costa, as provas de Laço Comprido, esporte com maior tradição nas regiões Centro-Oeste e Sul do país, são responsáveis pela valorização, crescimento da raça e aquecimento do setor no MS, que já sedia mais de 60 provas da modalidade. "O Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido da ABQM são grandes vitrines para a raça no Estado", completa o presidente da associação.

Evento – Neste ano, a competição do Laço Comprido chega à 12ª edição e será realizada nos dias 3 a 6 de agosto, em Campo Grande (MS). De acordo com o Departamento de Esportes da ABQM, o Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido devem receber mais de 350 inscrições, cerca de 100 atletas e aproximadamente 150 animais da raça. As provas começam sempre às 7h, no Parque do Peão/CLC, na rodovia MS-010. Bandas locais se apresentam após as disputas. A entrada é franca.

Confira a programação:

03/08 – quinta-feira
7h - Classificatória Potro do Futuro;
14h - Classificatória do Campeonato Nacional da ABQM;

04/08 – sexta-feira
7h - Classificatória Campeonato Nacional;
13h - Provas de Laço Comprido nas categorias Boi Laçado, Aberta Livre e Boi Laçado Amador;
18h - Baile Carapé;

05/08 – sábado
7h - Classificatória 6º Etapa CLC;
17h - Baile Carapé;

06/08 - domingo
7h - Final Potro do Futuro;
18h - Baile Carapé.

Nos siga no Google Notícias