ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Economia

MS tem 64 escolas com editais para compra de alimentos da agricultura familiar

Interessados devem ficar atentos às demandas das unidades de ensino do seu município.

Ricardo Campos Jr. | 02/02/2018 12:41

Mato Grosso do Sul ainda tem 64 escolas da rede estadual com chamadas públicas abertas para receber propostas de pequenos produtores rurais interessados em fornecer alimentos para a merenda escolar. Cada unidade têm liberdade em definir os hortifrútis dos quais precisa e o prazo das inscrições, que vão vencendo ao longo do mês. O último deles termina dia 22 de fevereiro.

O dinheiro é repassado pelo Governo Federal por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), do qual 30% deve ser usado obrigatoriamente na compra de produtos plantados por agricultores familiares.

De acordo com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), o estado tem 113 itens que podem atender a demanda dos colégios que são oriundos desse seguimento.

O órgão, que tem escritórios em todo o estado, se coloca à disposição para ajudar e orientar os produtores nos trâmites para o envio da proposta, que inclui documentos específicos, como o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

Quem estiver interessado em participar do processo seletivo deve ficar atento às demandas das escolas do seu município para saber se pode atender às especificações.

Isso porque os nutricionistas da SED (Secretaria Estadual de Educação) elaboram vários cardápios para as escolas estaduais e os lançam em um sistema específico para a execução do PNAE. Cada escola acessa e escolhe o que melhor lhe atende, preservando a cultura alimentar regional.

A rede estadual de ensino conta com 365 escolas com 257 mil alunos, segundo o levantamento mais recente. Todas fizeram chamada pública ao menos duas vezes no ano. A lista das chamadas públicas em aberto pode ser acessada aqui.

Nos siga no Google Notícias