ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

MS terá programa de agricultura de baixo carbono

Vinícius Squinelo | 11/11/2013 23:35

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) firmou acordo com o Senar Central, pelo qual passa a ser um dos quatro estados a compor o Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono. Além de MS, Bahia, Goiás e Tocantins também receberão investimentos do Banco Mundial, financiador do projeto desenvolvido pelo Senar Central, Ministério da Agricultura e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O ABC visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa, assim como estimular os produtores rurais da região do cerrado para que invistam na sua propriedade, recuperando áreas degradadas, buscando retorno econômico e preservando o meio ambiente.

O programa é composto por quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas. Caberá ao Senar a capacitação dentro destas tecnologias, a formação profissional e a assessoria em campo, como adianta o gestor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Produtor do Senar/MS, Harduim Reichel. “O principal objetivo é capacitar os produtores, que receberão consultorias gratuitas e orientações técnicas”, avalia.

Para tanto, o Senar qualificará cerca de 30 técnicos, que por sua vez, levarão informações até os sindicatos rurais, que servirão como base, onde o produtor rural interessado em integrar o programa poderá fazer sua inscrição. “Após esta fase, o técnico poderá realizar suas orientações, tanto em sala de aula, quanto nas propriedades”, destaca Reichel.

Para o gestor, os produtores rurais que se inserirem no projeto contarão com uma série de benefícios, desde a produção correta e de acordo com a preservação ambiental, até a possibilidade de investimentos em sua propriedade. “Com a tecnologia desenvolvida pelo Senar e parceiros, o produtor poderá atuar de maneira politicamente correta, respeitando o meio ambiente e ainda contando com investimentos que melhorarão sua gestão financeira” enfatiza.

As atividades de capacitações dos técnicos serão realizadas a partir de 2014 e o trabalho voltado aos produtores será iniciado logo em seguida. A orientação terá duração total de quatro anos.

Nos siga no Google Notícias