ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

MS testa este mês sistema pioneiro de rastreabilidade

Redação | 16/12/2008 07:31

Através de parceria entre o setor pecuário e o governo do Estado está sendo testado a partir deste mês em Mato Grosso do Sul um sistema pioneiro de rastreabilidade, o Pass-Carne/MS,  que é o Passaporte da Carne Bovina de Mato Grosso do Sul.

O teste preliminar ocorre nos municípios de Campo Grande, Rochedo, Corguinho, Aquidauana e Miranda. O programa prevê normas para o manejo sanitário e nutricional do rebanho e um pasto quarentenário, onde os animais recém-adquiridos permanecem um tempo para observação clínica, antes de adentrar o rebanho da fazenda.

A destinação adequada de carcaças de animais mortos, marcação uniformizada e identificação por brincos também estão previstos. "Desenvolvemos um sistema simples, barato e viável para a pecuária sul-mato-grossense", explicou o agrônomo José Lemos Monteiro, o Zeíto, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.

O atual sistema nacional de rastreabilidade é questionado pelo setor produtivo, que o considera inviável para a pecuária de Mato Grosso do Sul, essencialmente extensiva. Por isso estão sendo propostas alternativas.

Nos siga no Google Notícias