ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Município inaugura cooperativa e quer se tornar maior produtor de leite de MS

Helio de Freitas, de Dourados | 31/07/2015 10:29
A Cooperativa do Agronegócio de Leite já está funcionando em Itaquiraí (Foto: Edson Freitas/Divulgação)
A Cooperativa do Agronegócio de Leite já está funcionando em Itaquiraí (Foto: Edson Freitas/Divulgação)

Foi inaugurada em Itaquiraí, a 410 km de Campo Grande, a primeira cooperativa de MS voltada para produtores de leite. A Coplisul (Cooperativa do Agronegócio de Leite de Mato Grosso do Sul) é outra etapa do crescimento da produção leiteira naquele município, formado principalmente por assentamentos rurais.

O presidente da Coplisul, Renaldo Silva, lembrou que a cooperativa é resultado da Associação dos Produtores de Leite de Itaquiraí, que começou a ser montada com apenas seis pessoas, mas em 2006 foi oficialmente instalada, com 26 produtores de leite.

Segundo ele, atualmente a associação recebe leite de pelo menos 800 produtores. “O que não faltou foi coragem e muito trabalho. A implantação da cooperativa era mais um sonho, que já nasce forte e com a participação de produtores e funcionários”, afirmou Renaldo Silva.

Além de produtores de leite da região, a inauguração da cooperativa teve a participação do prefeito de Itaquiraí, Ricardo Fávaro Neto (PSDB), do deputado estadual João Grandão (PT), Euclides Reuter de Oliveira, professor da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e responsável pelas ações do Território Cone Sul, Fabrício Soares Rodrigues, representante da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) e representantes do Banco do Brasil e do Sicredi.

Bacia leiteira – Ricardo Fávaro Neto disse que atualmente 300 produtores recebem incentivos do município através de programas de apoio à produção de leite.

“Sempre acreditamos no desenvolvimento através da pecuária leiteira, pela aptidão e condições favoráveis do município para este tipo de produção. Estamos fomentando a bacia leiteira para tornar Itaquiraí o maior produtor de leite de Mato Grosso do Sul”, afirmou o prefeito.

Nos siga no Google Notícias