A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

24/01/2013 09:45

Nova variedade de soja da Embrapa estará disponível para a safra 2013/2014

Empresa de pesquisa lança semente de soja super precoce para solos de média e alta fertilidade

Carlos Martins
Variedade de soja da Embrapa estará disponível para plantio no início de outubro (Foto: Rodrigo Pazinato)Variedade de soja da Embrapa estará disponível para plantio no início de outubro (Foto: Rodrigo Pazinato)

Uma das novas variedades de soja que estarão disponíveis no mercado para o plantio da safra 2013/2014 é a BRS 360 RR da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolvida em parceria com a Fundação Meridional. A variedade é uma das 50 variedades desenvolvidas por 15 empresas e que está sendo lançada na Showtec 2013 em Maracaju. A feira tecnológica, que em sua 17ª edição reúne 130 expositores, vai até esta sexta-feira no campo experimental da Fundação MS, realizadora do evento.

A cultivar, cem por cento transgênica tem como característica a precocidade, possibilitando ao produtor a antecipação do plantio. “A semente poderá ser plantada assim que terminar o período do vazio sanitário, já no dia 1º de outubro. Mesmo após o florescimento em 30 dias, a planta continua a crescer”, explica o pesquisador da Embrapa, Euclides Maranho.

A semente – grupo de maturação 6.2 - tem boa adaptação ao solo de Mato Grosso do sul e foi desenvolvida para solos de média e alta fertilidade com ciclo médio de 110 dias. Segundo a Embrapa, as sementes começam a ser distribuídas para as empresas começaram a fazer a multiplicação tornando-as disponíveis para o mercado.

Outra variedade lançada na Showtec e exclusiva para o plantio na região sul do Estado é a AS 3610 IPRO da Monsanto, igualmente transgênica. Tais sementes, geneticamente modificadas, são as mais preparadas para resistir ao avanço das pragas por causa da aplicação de um único herbicida, o glifosato. De acordo com técnicos da Agroeste, empresa do Grupo Monsanto, A AS 3610 não necessita da aplicação de inseticidas para combater as principais lagartas da soja (lagarta da soja, lagarta falsa medideira, lagarta das maçãs e lagarta broca das axilas).

Milho super precoce da Monsanto tem ciclo de 140 dias (Foto: Rodrigo Pazinato)Milho super precoce da Monsanto tem ciclo de 140 dias (Foto: Rodrigo Pazinato)

Milho - A mesma empresa está lançando na feira a variedade 1661 de milho também desenvolvida para o sul de Mato Grosso do Sul. A semente foi plantada pela primeiro vez no campo experimental da Fundação MS, em Maracaju. Super precoce, com ciclo é de 140 dias (ciclo 795 UC), a principal característica da semente é o rápido secamento. Os novos lançamentos das sementes atraem produtores principalmente de Ponta Porã, dourados, Rio Brilhante e Caarapó.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions