ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Novo presidente da Embrapa toma posse na segunda-feira

Nícholas Vasconcelos | 12/10/2012 14:07
Novo presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes. (Foto:Divulgação)
Novo presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes. (Foto:Divulgação)

O novo presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, toma posse nesta segunda-feira (15), em Brasília (DF). A cerimônia será realizada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, às 15h no edifício sede do Ministério.

Maurício Antônio Lopes foi nomeado na quarta-feira (10) no DOU (Diário Oficial da União). Em nota, o ministro Mendes Ribeiro recomendou que o novo presidente intensifique o fortalecimento da Embrapa em conjunto com os diretores e funcionários, inclusive no exterior, como instituição de desenvolvimento tecnológico e continuar com o apoio do desenvolvimento das propriedades e dos produtores rurais.

O antigo presidente da empresa, Pedro Arraes, foi afastado e exonerado do cargo na semana passada após o conselho de administração da Embrapa concluir que houve descumprimento legal e estatutário na criação da Embrapa Internacional. De acordo com o Mapa, a criação da nova empresa, com sede nos Estados Unidos, foi feita sem qualquer ato de autorização, dos órgãos do governo ou do conselho de administração, e ficou demonstrada a responsabilidade direta do presidente Pedro Arraes e de Francisco Basílio Freitas de Souza, chefe da Secretaria de Relações Internacionais.

A Embrapa tem 47 unidades no país, com quase 10 mil funcionários e 2.410 pesquisadores, além de desenvolver estudos com laboratórios dos Estados Unidos, França, Alemanha, Coreia do Sul e Japão.

Nos siga no Google Notícias