ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Palestra no Sindicato Rural mostra resultados da produção de soja

Helio de Freitas, de Dourados | 14/05/2015 16:34

A 51ª Exposição Agropecuária de Dourados começa só amanhã, mas a primeira palestra da feira ocorreu hoje no Sindicato Rural da cidade, que fica a 233 km de Campo Grande. Pesquisadores da Fundação MS, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), apresentaram os resultados da safra de soja em Mato Grosso do Sul.

Os dados apresentados na palestra comprovam a expectativa de que o Estado superou o tamanho de áreas plantadas, mas ficou pouco abaixo na produtividade, se igualando aos resultados da safra anterior.

Produtores, estudantes, pesquisadores da área e engenheiros agrônomos acompanharam a palestra, que além dos resultados desta safra, abordou soluções para o controle de pragas. Três temas foram debatidos – “bioestimulantes enraizadores”, “variedades da soja” e “pragas e doenças”.

Baixa produtividade – Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Jurca Grigolli, a baixa produtividade é resultado de vários fatores que atrapalharam o início do plantio do grão no final do ano passado. A questão climática foi a mais séria, pois com as poucas chuvas de dezembro e janeiro o plantio ficou prejudicado.

“Por conta da pouca chuva, a safra começou em baixa em alguns locais do Estado. Na média geral, a produtividade não ficou muito abaixo da safra passada. Nós esperávamos entre 48 e 51 sacos por hectare e conseguimos colher 49”, explica Grigolli.

O principal município do Estado em produção de soja é Maracaju, e segundo o agrônomo é a região que geralmente consegue os maiores índices de produção. Isso só é possível pela localização privilegiada, que concentra maior número de chuvas, diferente de munícipios com Dourados e Rio Brilhante, que sofrem mais com a estiagem.

A Fundação MS fez também levantamento de todos os produtos usados no combate a pragas e doenças nas lavouras e apontou os mais eficientes. “As pragas são controladas, mas sempre há problema com a lagarta falsa medideira. Quando a soja entra no final do ciclo e início do enchimento de grãos há um cenário muito difícil de controle desta lagarta na lavoura, principalmente no período de fechamento da soja”, explica o pesquisador.

Começa amanhã – As palestras da feira agropecuária de Dourados continuam nesta sexta-feira, abordando os temas “assistência técnica e extensão rural” e “bovinocultura do leite”.

De acordo com o Sindicato Rural, os estandes das empresas estão na fase final de preparação para o primeiro dia do evento. Várias máquinas e inovações tecnológicas para o campo já estão expostas esperando o publico para os dez dias da feira.

O primeiro show desta edição será amanhã à noite com a dupla Jads e Jadson. No sábado tem Paralamas do Sucesso. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet, no site www.aloingressos.com.br.

Nos siga no Google Notícias