ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Para Acrissul, exigência ambiental fará faltar carne

Redação | 10/12/2009 10:50

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) Francisco Maia prevê desabastecimento de carne com a decisão da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) de lançar o programa de certificação socioambiental da carne.

Para ele, a discussão teria que ter envolvido a classe produtora que está descapitalizada e não têm condições de implementar mudanças no sistema produtivo para atender às exigências.

"Primeiramente eles teriam de saber qual é a realidade nas fazendas para não terem de pagar o mico de voltarem a trás. Essa é uma medida oportunista e marqueteira, porque todos querem sair na fotografia de Copenhagen", afirma.

O presidente da Acrissul afirma que, segundo informações da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), 90% das propriedades rurais não atendem aos critérios do Código Florestal, e que até mesmo o governo federal estendeu o prazo para que os proprietários regularizem suas terras. "Ora, 90% das fazendas não têm como obter esse certificado. Então como os supermercados vão colocar carne nas prateleiras?".

Maia diz que é favorável ao certificado de responsabilidade socioambiental, mas pondera que "a preservação tem um custo e que, atualmente, a maioria dos produtores está descapitalizada".

Além disso, questiona o porquê de o varejo não ter baixado o preço da carne ao consumidor no mesmo nível em que a arroba desvalorizou. "Quando a arroba do boi chegou a R$ 90 os supermercados foram os primeiros a subirem os preços, mas agora, quando está a R$ 65 eles baixaram o preço da carne na gôndola?", questiona.

A discussão sobre exigência da certificação pelos supermercados ganhou força após grandes redes de supermercados terem os nomes relacionados à pecuária mantida em áreas de desmatamento.

Nos siga no Google Notícias