ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Para evitar praga nas lavouras, técnica de manejo é estratégia de produres

Renata Volpe Haddad | 08/02/2016 13:57
Plantio de refúgio é recomendado como melhor forma de manejo da resistência de insetos. (Foto: Suelma Bonatto/ Embrapa)
Plantio de refúgio é recomendado como melhor forma de manejo da resistência de insetos. (Foto: Suelma Bonatto/ Embrapa)

Nas edições do Showtec, em todos os stands com plantação de milho ou soja as empresas em exposição incentivam o plantio de refúgio, que é uma técnica de manejo da resistência de insetos, adotada no manuseio integrado de pragas. A técnica preserva o equilíbrio do sistema e modera doenças de difícil controle.

De acordo com a Embrapa, na cultura de milho safrinha, é indicado uma área de refúgio de 5% a 10% do total da lavoura, dependendo do material transgênico utilizado, seguindo a recomendação das empresas detentoras.

O criatório deve ser semeado com cultivares de iguais porte e ciclo do milho transgênico, conhecido como milho Bt, e a no máximo 800 metros de distância.

Conforme a engenheira agrônoma e analista da Embrapa Agropecuária Oeste, Carmen Pezarico, o plantio simultâneo de Bt e não Bt ainda é visto pelo produtor como um trabalho a mais, porém o desenvolvimento conjunto é necessário e comprovadamente eficiente. "É um método que consiste na mistura de sementes de plantas modificadas e não modificadas", afirma

Na soja, o plantio de refúgio também é indicado. (Foto: Divulgação)
Na soja, o plantio de refúgio também é indicado. (Foto: Divulgação)

Para ela, a desvantagem está em predispor os insetos vulneráveis mais facilmente às plantas Bt e diminuir o número desses para garantir o cruzamento com insetos resistentes. "Já a vantagem é a facilidade e proximidade dos insetos suscetíveis migrarem para acasalar com os resistentes", avalia.

BRS 1010, BRS 2020 e BRS 2223 são as cultivares de milho recomendadas para as áreas de refúgio, conforme a analista. A BRS 1010 é um híbrido simples que apresenta adaptação ampla e alto potencial produtivo.

O híbrido duplo BRS 2020 adapta-se a diversos ambientes e sistemas de produção, com excelente relação entre produtividade, custo e qualidade e a BRS 2223 é um híbrido duplo super precoce, com arquitetura moderna de planta e boa produtividade.

Nos siga no Google Notícias