A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

07/09/2016 20:12

Período do vazio sanitário em MS encerra na próxima semana

Renata Volpe Haddad
Ferrugem asiática é uma das principais doenças que atingem a soja. (Foto: Embrapa)Ferrugem asiática é uma das principais doenças que atingem a soja. (Foto: Embrapa)

O período do vazio sanitário em Mato Grosso do Sul encerra na próxima quinta-feira, 15 de setembro. Por 90 dias, os produtores não podem cultivar soja para evitar a ferrugem asiática, uma das principais doenças que atingem o grão.

Durante o período, os produtores devem eliminar todas as plantas voluntárias, conhecidas como guaxas ou tigueras, nas propriedades, por meio de processos mecânicos ou químicos.

Cadastro - O cadastramento das áreas onde será cultivada a oleaginosa é obrigatório e os dados mantidos no banco de informações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) servem de base para identificar o total de área plantada, prevenir os agricultores vizinhos quando houver foco da ferrugem por meio de alerta sanitário, além de facilitar as atividades da equipe.

O descumprimento das normas do vazio, de acordo com a Lei, pode implicar em autuação da Iagro e multa de até mil UFRMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de MS). A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 23,63.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions