ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Período do vazio sanitário em MS encerra na próxima semana

Renata Volpe Haddad | 07/09/2016 20:12
Ferrugem asiática é uma das principais doenças que atingem a soja. (Foto: Embrapa)
Ferrugem asiática é uma das principais doenças que atingem a soja. (Foto: Embrapa)

O período do vazio sanitário em Mato Grosso do Sul encerra na próxima quinta-feira, 15 de setembro. Por 90 dias, os produtores não podem cultivar soja para evitar a ferrugem asiática, uma das principais doenças que atingem o grão.

Durante o período, os produtores devem eliminar todas as plantas voluntárias, conhecidas como guaxas ou tigueras, nas propriedades, por meio de processos mecânicos ou químicos.

Cadastro - O cadastramento das áreas onde será cultivada a oleaginosa é obrigatório e os dados mantidos no banco de informações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) servem de base para identificar o total de área plantada, prevenir os agricultores vizinhos quando houver foco da ferrugem por meio de alerta sanitário, além de facilitar as atividades da equipe.

O descumprimento das normas do vazio, de acordo com a Lei, pode implicar em autuação da Iagro e multa de até mil UFRMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de MS). A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 23,63.

Nos siga no Google Notícias