A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

19/07/2012 20:36

Pesquisador da Fundação Chapadão ministra palestra sobre mofo branco em MG

Nyelder Rodrigues

O pesquisador Edson Borges, da Fundação Chapadão, de Chapadão do Sul, apresentou na última sexta-feira (13) na cidade mineira de Coromandel as formas de manejo e controle da principal doença da cultura da soja na região, o mofo branco.

Durante o evento, Borges falou sobre a prática da rotação de cultura, principalmente com uso de gramíneas, e plantio de culturas para cobertura do solo, construindo cobertura de palhada para prática do plantio direto.

Além disso, o pesquisador comentou o monitoramento do clima e a germinação dos esclerócios em forma de apotécios. Ha vários anos a Fundação Chapadão vem pesquisando esta doença na região dos Chapadões de Mato Grosso do Sul e Goiás.

De acordo com Borges, as condições de clima chuvoso, temperatura abaixo dos 20 oC, presença da cultura da soja na fase de florescimento e umidade no solo tornam ambientes favoráveis a ocorrência de doença na cultura da soja, em especial o mofo branco.

Coromandel, por estar a uma altitude superior a 900 metros, com clima chuvoso no período de desenvolvimento da soja, torna-se uma região predisposta à ocorrência de mofo branco, e por isso Borges foi convidado pelo Sindicato Rural da cidade para conversar sobre o assunto.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions