ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Pesquisador da Fundação Chapadão ministra palestra sobre mofo branco em MG

Nyelder Rodrigues | 19/07/2012 20:36

O pesquisador Edson Borges, da Fundação Chapadão, de Chapadão do Sul, apresentou na última sexta-feira (13) na cidade mineira de Coromandel as formas de manejo e controle da principal doença da cultura da soja na região, o mofo branco.

Durante o evento, Borges falou sobre a prática da rotação de cultura, principalmente com uso de gramíneas, e plantio de culturas para cobertura do solo, construindo cobertura de palhada para prática do plantio direto.

Além disso, o pesquisador comentou o monitoramento do clima e a germinação dos esclerócios em forma de apotécios. Ha vários anos a Fundação Chapadão vem pesquisando esta doença na região dos Chapadões de Mato Grosso do Sul e Goiás.

De acordo com Borges, as condições de clima chuvoso, temperatura abaixo dos 20 oC, presença da cultura da soja na fase de florescimento e umidade no solo tornam ambientes favoráveis a ocorrência de doença na cultura da soja, em especial o mofo branco.

Coromandel, por estar a uma altitude superior a 900 metros, com clima chuvoso no período de desenvolvimento da soja, torna-se uma região predisposta à ocorrência de mofo branco, e por isso Borges foi convidado pelo Sindicato Rural da cidade para conversar sobre o assunto.

Nos siga no Google Notícias