ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Pesquisadores se reúnem em evento sobre recursos genéticos de equinos

Fernanda Yafusso | 19/10/2016 22:20

Pesquisadores da Embrapa se reuniram nesta quarta (19) e volta a se encontrar na quinta-feira (20) em Corumbá, município distante 419 km de Campo Grande, em um evento sobre recursos genéticos de equinos.

De acordo com o site Diário Corumbaense, o evento reúne pesquisadores da Embrapa e de outras instituições, além de criadores associados, para discutir, trocar experiências, buscar soluções e definir de forma participativa as estratégias de conservação das raças equinas.

Uma palestra será realizada no último dia do evento no Sindicato Rural com o pesquisador Artur da Silva Mariante, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

No início da semana alguns participantes estiveram na fazenda Nhumirim para acompanhar projetos relacionados ao tema desenvolvidos pelo centro de pesquisa.

Equinos - Atualmente no Brasil há cerca de 5,7 milhões de equinos e 1,2 milhão de muares, muitos dos quais ainda exercem relevante papel econômico nas regiões que criam gado e onde há atividades da agricultura familiar.

O cavalo foi introduzido no Brasil na época da colonização e se disseminou por todo o país formando as diferentes raças autóctones, de acordo com as condições climáticas e manejo local.

Dentre as raças de equídeos existentes, 17 são brasileiras, sendo 11 de cavalos, três de asininos e três de pôneis. Dentre as raças brasileiras, algumas necessitam de programas de conservação, como seis raças de equinos (Nordestino, Marajoara, Campeiro, Pantaneiro, Lavradeiro e Baixadeiro), três de asininos (jumento Nordestino, jumento Brasileiro e jumento Pêga) e uma de pônei (mini cavalo Puruca).

Nos siga no Google Notícias