ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Plano B para estocar soja é arrendar armazéns da Cooagri

Redação | 25/01/2010 08:12

Enquanto não é confirmada a liberação de recursos para escoar o milho da safrinha de 2009, o governo estadual já prepara um plano B para liberar espaço para a soja da safra 2009/10.

A secretária de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa, lembra que a liquidação judicial da Cooagri ainda não foi concluída e disse que o juiz estuda a possibilidade de permitir o arrendamento dos armazéns para estocar a safra deste ano.

Os armazéns da cooperativa têm capacidade estática para armazenar 400 mil toneladas. O Estado precisa escoar de forma emergencial 135 mil toneladas de milho para dar espaço à soja, especialmente às variedades precoces que já são colhidas.

A secretária disse que esteve na semana passada em Brasília (DF) e que o governador, André Puccinelli, conversou com o ministro Reinhold Stephanes e presidente da Conab, Wagner Rossi e a expectativa é o escoamento de milho que está em armazéns de São Gabriel, Itaporã e Dourados ocorra a partir da segunda semana de fevereiro.

Segundo ela, o escoamento depende de pressão, do governo sobre a Conab e da companhia sobre o Ministério do Planejamento para liberação dos R$ 17,5 milhões necessários para escoar 135 mil toneladas de milho e abrir espaço para a soja.

Nos siga no Google Notícias