ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Plano nacional para reprimir pesca ilegal deve ser concluído até fim do ano

Vitor Abdala, da Agência Brasil | 10/09/2012 11:13

O Ministério da Pesca e Aquicultura deve concluir, até o final deste ano, um plano nacional de prevenção e repressão à atividade pesqueira ilegal no país. A informação foi divulgada pelo ministro Marcelo Crivella, durante cerimônia de entrega de 16 lanchas-patrulha à Marinha hoje (10) no Rio de Janeiro.

Segundo Crivella, o texto ainda está sendo preparado em parceria com órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal, a Marinha e autoridades ambientais estaduais.

“Andando pelo Brasil, pelas colônias de pesca, todos se queixam da pesca ilegal. A pesca da lagosta, por exemplo, neste ano não está nada boa. Eles reclamam que, durante o defeso [período de reprodução das espécies, em que a atividade é proibida], existe a pesca ilegal. E mesmo agora, durante a pesca, eles colocam suas gaiolas e aí vai outro pescador, com um compressor, e rouba a lagosta”, disse Crivella.

Uma das propostas do plano é identificar as áreas onde mais ocorre a pesca ilegal. “Em muitos locais inclusive há o uso de dinamites na pesca. Precisamos saber, por exemplo, de onde vem essa bomba. Para isso, precisamos da ajuda de órgãos como o Exército, que fiscaliza os explosivos. Uma ação conjunta vai nos dar, com certeza, a segurança de que a pesca no Brasil só será praticada legalmente”, acrescentou o ministro.

Nos siga no Google Notícias