ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Plantio de soja em MS autorizado a partir de 15 de setembro

Nadyenka Castro | 12/07/2012 17:09

Fim do vazio sanitário foi antecipado pelo governo do Estado a pedido da Famasul

Plantio de soja no Estado vai começar em setembro. (Foto: João Garrigó/ Arquivo)
Plantio de soja no Estado vai começar em setembro. (Foto: João Garrigó/ Arquivo)

O governo do Estado autorizou o plantio de soja em Mato Grosso do Sul a partir do dia 15 de setembro. O fim do vazio sanitário foi antecipado a pedido da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

A medida visa ajustar o calendário seguido pelos estados vizinhos de Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

A alteração do prazo foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição desta quinta-feira. O novo texto da Lei nº 4.218, estabelece o vazio sanitário vegetal para cultura da soja no período de 15 de junho a 15 de setembro.

O vazio, período que o cultivo do grão é proibido, é adotado para prevenção e controle da Ferrugem Asiática.

“O pedido de mudança no prazo foi feito em função do início da safra nos outros Estados, o que aumentava o risco da doença chegar em Mato Grosso do Sul. A alteração também beneficia o produtor já que é possível iniciar o plantio da soja em setembro, que tem apresentado, nos últimos anos, umidade suficiente para germinação das sementes“, explica Lucas Galvan, assessor técnico da Famasul.

A proposta, encaminhada ao governo no final de maio, foi apresentada ao Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja que integra, além da Famasul e Aprosoja/MS, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Iagro (Agência Estadual de Defesa da Saude Animal e Vegetal), Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Embrapa Agropecuária Oeste, Fundação MS e Fundação Chapadão, Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias