ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Polo importador de carne bovina, Chile classifica MS como área livre de aftosa

País é responsável pela compra de 17% da carne bovina do Estado. Resolução foi publicada pelo país no dia 19 de dezembro

Izabela Sanchez | 28/12/2018 11:15
Chile compra 17% da carne bovina de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)
Chile compra 17% da carne bovina de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

Responsável pela compra de 17% da carne bovina de Mato Grosso do Sul, o Chile reconheceu o Estado como área livre de febre aftosa. A decisão, que beneficia o mercado de carnes estadual, foi publicada como resolução no dia 19 de dezembro. O documento foi assinada pelo diretor nacional do SAG (Serviço Agrícola e Pecuária do Governo Chileno), Horácio Bórquez Conti. O termo também abrange o estado de Tocantis.

Conforme a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o país sul-americano figura entre os 10 principais destinos das exportações de Mato Grosso do Sul. O país ocupa o 6º lugar no acumulado de janeiro a novembro deste ano.

“Essa ampliação do mercado chileno para a pecuária de Mato Grosso do Sul beneficia nossas exportações. Hoje, o Chile representa 17% das vendas externas de carne bovina”, comentou o secretário Jaime Verruck.

Verruck ainda afirmou que o governo já esperava a medida. “É mais uma conquista para a pecuária sul-mato-grossense. Ela beneficia principalmente a produção dos municípios da nossa região de fronteira, que hoje tem um rebanho aproximado de 350 mil cabeças”, declarou.

Produção – Dados da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) indicam que a pecuária bovina representa uma produção de 2,3 mil toneladas por dia, a suína 491 toneladas e as aves 410.021.876 quilos. Hoje, Mato Grosso do Sul movimenta US$ 15,4 milhões com exportações.

Segundo a Semagro, a venda da carne bovina para o Chile aumentou nos últimos quatro anos. As exportações de carnes desossadas de bovino, frescas ou refrigeradas e carnes desossadas de bovino, congeladas de Mato Grosso do Sul foram ampliadas em 103%, alcançando 26.549 toneladas em 2018.

Nos siga no Google Notícias