ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

População de Costa Rica quer reabertura de frigorífico

Redação | 01/04/2009 19:20

A falta de um frigorífico funcionando em Costa Rica, cidade localizada a 332 quilômetros de Campo Grande, fez com que autoridades da cidade realizassem audiência pública na Câmara Municipal para debater o assunto, já que a questão vem gerando reclamações a respeito da qualidade da carne fornecida aos comerciantes por frigoríficos de fora.

O frigorífico localizado em Costa Rica está fechado há mais de um ano e mesmo após a assinatura, em 2004, de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre empresários responsáveis pela empresa e o MPE (Ministério Público Estadual) para adequar o local de acordo com as normas exigidas pela legislação, a situação continua a mesma.

O prazo de adequação expirou e os responsáveis, após a concessão de mais prazo, descumpriram o acordo sem o devido retorno responsável, segundo informou o promotor de Justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior.

Por conta da falta de interesse da gerência em adequar o local às normas vigentes, o frigorífico acabou fechando em 2008 e por esse motivo a população da cidade foi obrigada a adquirir carne de outros município.

Na ocasião do fechamento faltavam sérios documentos de regularização, o caminhão de transporte com a câmara fria não oferecia condições de manter temperatura adequada e as condições de higiene eram precárias, além de não haver cuidados com o abate. Para o MPE, falta vontade dos empresários em ativar o frigorífico, que já tem a documentação municipal aprovada.

Segundo Izonildo, a ativação pode diminuir o preço da carne com qualidade e gerar empregos na cidade. O promotor ainda pediu que o MPE inspecione a carne que está sendo distribuída em Costa Rica e em caso de irregularidade, a distribuição do produto será suspensa.

O prefeito Jesus Queiroz Baird (PMDB) pretende buscar uma solução viável para reativar os trabalhos no frigorífico.

Representantes do MPE e vereadores participaram da audiência, que foi comandada pelo prefeito e pelo promotor de Justiça.

Nos siga no Google Notícias