A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018

16/06/2016 07:28

Prazo de registro da vacinação contra febre aftosa no Planalto encerra hoje

Renata Volpe Haddad
Produtores da região do Planalto têm até hoje para fazer registro de vacinação contra a febre aftosa. (Foto: Divulgação)Produtores da região do Planalto têm até hoje para fazer registro de vacinação contra a febre aftosa. (Foto: Divulgação)

Encerra nesta quinta-feira (16) o prazo para realização do registro da vacinação obrigatória da região do Planalto contra a febre aftosa, em Mato Grosso do Sul. Dos 16,6 milhões de animais da região do planalto, até o momento, 15.785 tiveram sua vacinação registrada, ou seja, 95,13%.

Conforme o diretor-presidente do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) , Luciano Chiochetta, os números registrados no sistema até o momento ainda diferem da quantidade de doses da vacina adquiridas nas lojas agropecuárias.

“Os produtores adquiriram as doses, certamente procederam com a vacinação, mas ainda não acessaram o sistema SANIAGRO para registrar a quantidade de animais vacinados”, alega.

Ele lembra ainda que a não inclusão dos dados no sistema da Iagro dentro do prazo, pode fazer com que os números desta vacinação não alcancem os 99,4% obtidos na última campanha, que colocaram Mato Grosso do Sul em terceiro lugar no ranking da eficiência vacinal do País. O procedimento para registro, segundo ele, é considerado simples e leva apenas alguns minutos.

O pecuarista que não registrar a vacinação dentro do prazo ainda está sujeito à multa que corresponde a 1 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), por animal. A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 23,63.

A vacinação contra a febre aftosa na região do Pantanal também será encerrada nesta quinta-feira. O registro dos animais vacinados nesta região vai até o dia 1º de julho.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions