ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Prazo de vacinação contra aftosa na região do Planalto encerra hoje

Renata Volpe Haddad | 01/06/2016 07:42
O período de registro da vacinação na região tem início na próxima quinta-feira (2) e segue até o dia 16 de junho. (Foto: Divulgação)
O período de registro da vacinação na região tem início na próxima quinta-feira (2) e segue até o dia 16 de junho. (Foto: Divulgação)

O prazo de vacinação contra aftosa na região do Planalto encerra nesta quarta-feira (1) em Mato Grosso do Sul e 52% do rebanho já foi vacinado e registrado no sistema.

Dados preliminares da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) registram que as 51.127 propriedades da região do Planalto, possuem 16.021.411 animais. Destes, mais de oito milhões já foram vacinados e registrados no sistema.

Apesar de pouco mais da metade do rebanho estar oficialmente imunizado, a Iagro aponta que 7.220.110 doses da vacina já foram adquiridas junto às revendas e devem ser registradas nos próximos dias. O período de registro da vacinação na região tem início na próxima quinta-feira (2) e segue até o dia 16 de junho.

Na região do Pantanal, a vacinação encerra no dia 16 de junho, com o prazo para registro até 1º de julho. São 3.280.244 animais distribuídos nas 1.565 propriedades, sendo que 1.037.942 (52,97%) já foram vacinados e 1.371.400 doses da vacina já foram adquiridas junto às revendas e também devem ser registradas nos próximos dias.

O produtor que não realizar o procedimento de imunização receberá um auto de infração e multa, bem como terá sua ficha sanitária bloqueada na Iagro, sendo impedido de transportar ou comercializar o animal.

A região de Fronteira, antiga ZAV (Zona de Alta Vigilância), é o território vizinho à Bolívia e ao Paraguai, composto pelos municípios de Antônio João, Mundo Novo, Japorã e parte dos municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

A do Pantanal é formada pelas áreas inundáveis de Corumbá, Ladário e em parte dos municípios de Coxim, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso. Já a região do Planalto é formada pelos demais municípios fora das regiões citadas, onde não há inundação nos períodos chuvosos.

A Iagro mantém escritórios em todos os municípios e disponibiliza também aos produtores o disque-aftosa – 0800 679120 – para esclarecer dúvidas e oferecer orientações.

Nos siga no Google Notícias