ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Prazo para registrar vacinação contra aftosa termina no dia 30 de junho

Priscilla Peres | 18/06/2017 10:29

Termina no dia 30 de junho o prazo para pecuaristas de Mato Grosso do Sul fazerem o registro da vacinação contra a aftosa. O prazo para compra e aplicação, terminou no último dia 15 em municípios do Planalto e da Fronteira.

Em especial, para as propriedades dos municípios de Bela Vista e Porto Murtinho, localizadas na região sanitária da zona de fronteira, a data para compra e vacinação vai até o dia 30 de junho e o registro deve ser realizado até o dia 15 de julho.

A extensão do prazo nesses dois municípios se deu pelo acumulado de chuvas, além da identificação individual dos animais, em cumprimento a um acordo feito com a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) que resultou na liberação da carne da fronteira para exportação.

Os pecuaristas da região do Pantanal, devido das dificuldades de acesso tem prazo conforme calendário oficial até 15 de junho para vacinação, podendo realizar ainda numa segunda etapa, aberta em novembro.

Segundo relatório da Agência, até o último dia 12, dos 21.009.228 animais envolvidos já havia sido comunicada a vacinação de 16.842.480 animais no sistema e-Saniagro e adquiridos nas empresas que comercializam a vacina 3.913.539 doses.

Obrigatória, a vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul tem mantido índices superiores a 99% nos últimos anos fruto de estratégias bem sucedidas da Agência e a parceria com os produtores. Desde os episódios da doença em 2005, serviço de defesa e produtores trabalham conjuntamente contabilizando importantes conquistas como o fim da zona de alta vigilância na fronteira e o retorno das exportações de carne produzida naquela região para o mercado internacional.

Nos siga no Google Notícias