ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Preço do leite in natura no Estado caiu 77% em 2010

Redação | 20/08/2010 16:56

O período de entressafra em Mato Grosso do Sul fez o preço do leite in natura despencar neste mês de agosto. O litro do produto está sendo comercializado a R$ 0,58, uma queda de 6% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, o preço do leite despencou 77,3%.

A produção do leite tem custos elevados nesta época do ano, por conta da escassez de pasto, causada pela falta de chuvas. Para alimentar o gado, é preciso investir em fontes alternativas, o que pesa no bolso do produtor.

Outro fator que tem contribuído para desvalorização do produto é o excesso de estoque de leite UHT no mercado, por conta da queda na exportação deste tipo de produto e seus derivados lácteos.

A importação de 21,6 mil toneladas de leite em pó do Uruguai e Argentina, e o aumento da produção no sul do País tem desvalorizado o produto interno. Em 2009 os preços se encontravam no mesmo patamar, sendo que o volume de importação dos dois países sul-americanos chegou a 38,4 mil toneladas.

Mato Grosso do Sul conta com 33 mil produtores de leite, sendo que 80% são de pequeno porte e de assentamentos. A produção no Estado é de R$ 1,5 milhão de litros por mês.

Nos siga no Google Notícias