ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Prefeitura de Dourados começa a mapear produções agrícolas do município

Jorge Almoas | 07/02/2011 22:19

A Prefeitura de Dourados começou hoje a cadastrar produtores rurais do município para mapear as produções e integrar os cadastros com as instituições de atendimento e apoio ao produtor rural. O cadastramento é feito em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Pelo cadastro, a prefeitura vai conseguir saber com precisão os tipos de produção e a localização das propriedades.

No primeiro momento, os técnicos vão percorrer as propriedades que produzem hortifruti no entorno da cidade. Na sequencia, serão visitados os produtores de leite, moradores da Agrovila, aldeias e assentamentos de Itahum, além dos agricultores familiares tradicionais.

Com o cadastro atualizado, o produtor pode participar ou receber certificações de programas, como o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

“Após o levantamento, fica mais fácil o acesso aos produtores e assim oferecer a possibilidade deles comercializarem para a merenda escolar municipal e estadual e para o Programa Banco Municipal de Alimentos”, explicou Maurício Peralta, secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio.

O secretário explica que há registros das produções em diferentes órgãos, mas que as informações estão incompletas. “Muitos não apontam com exatidão as localidades e os tipos de produções, por isso resolvemos nos unir e realizar este cadastro, que inclui informações, como preço de venda e locais de comercialização”, informou.

Pela legislação do Pnae, a Secretaria Municipal de Educação deve destinar no mínimo 30% do valor utilizado na merenda escolar de Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal), escolas municipais de aldeias e distritos para compras diretas de produtores de agricultura familiar.

Produtores que quiserem agendar a visita dos técnicos podem entrar em contato com o Departamento de Agricultura da Semaic (Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio), pelo telefone (67) 3411-7760.

Nos siga no Google Notícias