ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Prefeitura, Embrapa e produtores firmam termo para incentivar a piscicultura

Priscilla Peres | 12/11/2015 14:57
Representantes da prefeitura,Embrapa e produtores assinaram o termo nesta semana. (Foto: Divulgação Embrapa)
Representantes da prefeitura,Embrapa e produtores assinaram o termo nesta semana. (Foto: Divulgação Embrapa)

A prefeitura de Laguna Carapã - distante 287 km de Campo Grande, produtores rurais e a Embrapa assinaram contrato de cooperação para desenvolver a atividade de piscicultura no município. O objetivo é capacitar os agricultores e dar a oportunidade de uma nova renda.

"Laguna Carapã possui uma grande riqueza de recursos hídricos e os nossos produtores rurais, em sua maioria agricultores, estão interessados em aprender mais sobre a criação de peixes e implantar os tanques e a infraestrutura necessária para a piscicultura", afirma o prefeito, Itamar Bilibio (PMDB).

Por meio deste convênio, a Embrapa, Prefeitura Municipal e produtor rural Edemar de Souza executarão ações de transferência de tecnologia, capacitação, implementação de pesquisas geradas pela Embrapa no âmbito da aquicultura.

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Guilherme Lafourcade Asmus, enfatizou a importância do uso do conhecimento científico em aquicultura como forma de contribuir com a produção de peixes de qualidade voltados ao desenvolvimento regional.

De acordo com a Secretária de Agricultura, Neyde Ramires Veron, Laguna Carapã conta com o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar "Campo Forte", que abrange a piscicultura e que deu início as conversas que levaram a assinatura do contrato de cooperação.

"Nossa meta é implantar mais de 100 tanques de piscicultura no Município, beneficiando 51 agricultores familiares. Essa parceria nos dá segurança para avançarmos em tecnologia voltada para produção de pescado e precisamos disso, pois atualmente, os nossos produtores já dispõe de tecnologias para a piscicultura, mas precisamos avançar, aumentar e qualificar", comemora Neyde.

Unidade de Referência - A propriedade rural de Edemar, fazenda Carpesina, foi selecionada como Unidade de Referência Tecnológica da Embrapa, por ser a única existente no município até momento, que apresenta uma infraestrutura mínima para recepção da URT, uma logística facilitada para desenvolvimento das atividades de pesquisa e transferência e a concordância do produtor em tornar a piscicultura do local em uma unidade modelo do sistema de produção de pescado no Município, assumindo todas as obrigações técnicas e contratuais decorrentes da cooperação para a execução da parceria.

Nos siga no Google Notícias