ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Prestes a vencer prazo para despejo, MST reforça resistência em fazenda

Ângela Kempfer | 22/10/2011 16:56

Vence amanhã o prazo aberto pela Justiça para reintegração de posse da fazenda Mestiço, em Itaquiraí, ocupada por 240 famílias de trabalhadores sem-terra desde o dia 14.

Para evitar que o despejo ocorra, antes que medidas para reverter a decisão sejam tomadas, o MST (Movimento Sem Terra) enviou mais militantes para a área e o dia é de reuniões no acampamento composto basicamente por brasiguaios.

Um dos membros da organização, José Oliveira, garante que não há intenção de confronto, desde que seja cumprida a lei.

“A decisão do juiz permite que o fazendeiro entre lá e despeje todo mundo, com as próprias mãos, isso é contra a lei, não vamos aceitar. Militantes já desceram pra lá para ajudar”.

Segundo ele, os trabalhadores não vão resistir à retirada promovida pelo Estado, por meio da Polícia Militar, mas estão dispostos ao confronto caso funcionários da fazenda recebam ordens para desmontar os barracos onde as famílias estão morando.

“Nunca aconteceu isso neste Estado, mesmo em épocas ainda mais reacionárias”, protesta.

Na tarde de ontem, os brasiguaios foram oficialmente comunicados de liminar concedida pelo juiz substituto Eduardo Floriano Almeida, para reintegração de posse da fazenda Mestiço, na MS-486.

Na decisão, ele autoriza o dono da fazenda a desfazer os barracões. Em caso de descumprimento da decisão ou de nova invasão, a multa estipulada é de R$ 5 mil.

O grupo estava desde o início do ano passado às margens da rodovia BR-163, também em Itaquiraí, e resolveu entrar na área para pressionar pelo assentamento na região.

A situação agricultores que vivem na área de fronteira do Brasil com o Paraguai, conhecidos como brasiguaios, foi um dos temas discutidos durante a visita da presidente Dilma Roussef ao Paraguai no dia 26 de março deste ano.

No ano passado, várias famílias vieram para Mato Grosso do Sul após terem sido expulsas daquele país, alegando perseguição por milícias contrárias à presença de estrangeiros e acamparam na BR-163.

Nos siga no Google Notícias