ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Primeira etapa do Censo Agro visita mais de 69 mil propriedades rurais em MS

Número é 6,1% superior ao da meta estipulada no início dos trabalhos do IBGE, em outubro do ano passado

Liniker Ribeiro | 02/03/2018 10:22
Em janeiro, as chuvas intensas permitiram que 80% da região fosse coletada. (Foto: Danielle Valentim)
Em janeiro, as chuvas intensas permitiram que 80% da região fosse coletada. (Foto: Danielle Valentim)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) encerrou a primeira etapa da coleta de informações do Censo Agro brasileiro 2017, ultrapassando a marca de 65.127 estabelecimentos agropecuários visitados, conforme era previsto no início dos trabalhos do 11º Censo agro do Brasil, o 10º realizado pelo IBGE. Ao todo, 69.136 estabelecimentos receberam as equipes do órgão.

O resultado faz com que as atividades fiquem 6,1% acima do esperado para o Estado, mesmo que Mato Grosso do Sul tenha sido castigado pelas chuvas desde o início da pesquisa, em outubro do ano passado. As informações foram divulgadas, nesta sexta-feira (2), pelo IBGE.

Em janeiro deste ano, 80% das regiões sul-mato-grossenses haviam sido visitadas para coleta das informações, segundo comunicou o chefe do IBGE, na ocasião. 

Ao contrário do previsto, durante o mês de março ainda serão realizadas coletas em todo o Estado. A expectativa era de concluir os trabalhos até o último dia de fevereiro, mas precisou ser adiado por conta das dificuldades causadas pelas chuvas.

“Passamos agora por uma fase de ajuste fino, com a apuração dos dados coletados e a crítica deles. Além disso, a coleta ainda permanece em algumas regiões, especialmente aquelas onde fatores climáticos afetaram seu andamento e nas áreas de difícil acesso, o que já era esperado pelo IBGE”, afirmou o presidente do instituto, Roberto Luis Olinto Ramos.

Os primeiros resultados do Censo Agro devem ser divulgados somente no mês de julho. O matéria apresentará o perfil do produtor rural por sexo, idade, cor ou raça, alfabetização e escolaridade, utilização das terras, efetivos da pecuária, produção animal e vegetal, a forma de obtenção das terras, as práticas agrícolas utilizadas no estabelecimento, entre outras coisas.

O Censo Agro abarca todo tipo de propriedade rural, da fazenda ao sítio, sendo promovido a cada dez anos. Todas as informações coletadas pelo País serão direcionadas a sede do IBGE, no Rio de Janeiro.

Nos siga no Google Notícias