ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Primeiro leilão de algodão deste ano negociou 18 mil toneladas em MS

Caroline Maldonado | 26/09/2014 10:03
Colheita do algodão em Chapadão do Sul/MS (Foto: Jovem Sul News)
Colheita do algodão em Chapadão do Sul/MS (Foto: Jovem Sul News)

Realizado na quinta-feira (25), o primeiro leilão de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) para algodão deste ano negociou 18 mil toneladas em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o produto em pluma deverá ser vendido e escoado para qualquer localidade diferente do Estado em que foi colhido.

Nos casos em que a operação for realizada no mesmo Estado de plantio, também deverá ser comprovada a sua venda e transformação em fio ou tecido por uma indústria de fiação. O leilão realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), negociou em todos os Estados participantes do prêmio 498 mil toneladas, o que representa 99,4% das 501 mil toneladas oferecidas.

De acordo com a Conab, não foram negociadas as 3 mil toneladas de São Paulo. O prêmio a ser pago aos arrematantes da operação poderá chegar a R$ 122,74 milhões. O incentivo é para o escoamento de algodão das safras 2013/2014. A quantidade de algodão, por estado, ficou dividida em sete lotes, além de Mato Grosso do Sul e São Paulo. São eles, Bahia com 140 mil toneladas, Minas Gerais com 8 mil toneladas, Goiás com 24 mil toneladas, Mato Grosso com 291 mil toneladas, Maranhão com 9 mil toneladas, Piauí com 6 mil toneladas, Tocantins com 2 mil toneladas.

No mesmo dia, também foram realizados dois leilões de venda de arroz dos estoques públicos. O primeiro comercializou 9,4 mil toneladas, o que representa 90% do total de 10,3 mil toneladas ofertadas. O segundo resultou na venda de 15,5 mil toneladas, que equivale a 78,8% do volume de 19,7 mil toneladas oferecidas.

Nos siga no Google Notícias