ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Produção agrícola sul-mato-grossense cresce quase 5% em maio, diz IBGE

Liana Feitosa | 11/06/2015 09:45

A estimativa de produção de milho, cana de açúcar e soja para Mato Grosso do Sul cresceu em maio em relação a abril. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística) e foram divulgados nesta quinta-feira (11). Segundo levantamento, no mês de abril a estimativa de produção de grãos para Mato Grosso do Sul era de 14,6 milhões de toneladas. Mas os novos números apontam crescimento e estimam produção de 15,3 milhões de toneladas.

Em relação ao milho, a estimativa de rendimento médio do grão está 4,2% superior em comparação com março. A produção está estimada em 7,7 milhões de toneladas, 4,8% maior que o mês anterior. Apesar da cultura ter sido plantada, em sua maioria, fora da janela ideal de plantio nos principais estados produtores, as chuvas estão favorecendo o desenvolvimento das lavouras, aumentando a expectativa de uma colheita mais abundante.

Mais crescimento - Em relação à cana de açúcar, a estimativa de produção em 2015 no Estado tem crescimento de 12,8% em relação ao mês anterior, em decorrência do rendimento que deve crescer 12,0%.

Para o IBGE, a cana-de-açúcar tem encontrado áreas disponíveis para expansão no Centro-Oeste, que tem um clima mais estável em relação ao Sul-Sudeste.

Já a estimativa de rendimento médio da soja para este mês está 3,2% superior ao apresentado em março. Também foi registrada alta de 1,4% na área plantada, fazendo com que a expectativa de produção seja de 7,1 milhões de toneladas, superior 4,7% em relação ao mês antecedente.

Soja - Ainda de acordo com o IBGE, o incremento de produção nacional mais significativo, em números absolutos, ocorreu justamente com a soja (9.837.268 t), que superou 2 milhões de toneladas na comparação com a safra 2014. Nesta comparação anual, a maior variação negativa, em números absolutos, foi observada para a cana-de-açúcar (-10.028.915 t).

Segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção nacional de grãos da safra 2014/2015 teve aumento de 5,6%, com 204,5 milhões de toneladas. Isso significa que houve crescimento de 10,9 milhões de toneladas acima da obtida na safra 2013/14, quando alcançou 193,62 milhões de toneladas.

Os números são do 9º levantamento divulgado pela Conab, divulgados hoje (11). Se comparado ao levantamento de maio, houve um ganho de 2,3 milhões de toneladas, acréscimo que se deve ao ganho na produtividade da soja e do milho segunda safra.

Nos siga no Google Notícias