ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Produção de açúcar em MS tem queda de 56% na 1ª quinzena de outubro

Zana Zaidan | 25/10/2013 17:05

A geada que atingiu Mato Grosso Sul em agosto afetará a produção de cana-de-açúcar no Estado pelas próximas três safras, conforme estimativa da entidade que representa os produtores de bionergia, a Biosul. Já neste ciclo foi possível mensurar o impacto do clima – na primeira quinzena de outubro, a produção de açúcar apresentou queda de 56,31% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o etanol hidratado também apresentou queda de 40,11%.

Por outro lado, o volume produzido de etanol anidro teve aumento de 15,06% o que, ainda assim, não foi suficiente para recuperar os números desta quinzena, já que a produção de etanol total apresentou variação negativa de 26,01%.

O presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, estima os efeitos do clima na cana-de-açúcar. “O impacto da geada se desdobrará por mais duas ou três safras”, prevê o presidente.

Produção - O volume de cana-de-açúcar processada na mesma quinzena atingiu 1,76 milhão de toneladas, queda de 560 mil toneladas se comparado ao mesmo período da safra passada, que apresentou 2,30 milhões de toneladas.

Acumulado - Se comparados os números da produção acumulada desde o início da safra 2013/2014 até a primeira quinzena de outubro, com o mesmo período da safra anterior, houve um crescimento de 14,63%, totalizando 33,07 milhões de toneladas de cana.

De acordo com dados da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), o indicador do ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) por tonelada de cana teve uma queda de 17,83% nesta quinzena, atingindo 125,08 kg, dados que representam uma baixa na qualidade da produção de cana.

Nos siga no Google Notícias