ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Produção de milho safrinha em MS cai 26% devido ao clima

Priscilla Peres | 09/08/2016 14:23
Estiagem derrubou a produção do grão em MS. (Foto: Famasul)
Estiagem derrubou a produção do grão em MS. (Foto: Famasul)

A produção de milho safrinha em Mato Grosso do Sul terá queda de 26,5% na safra 2015/2016, em relação ao período passado. A previsão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) confirma a tendência de queda na produtividade, principalmente devido as condições climáticas.

Ainda de acordo com a Conab, a produção de milho safrinha caiu para 6.693 toneladas, assim como a produtividade que teve redução de 28,7%, passando de 5.640 para 4.020 kg por hectares.
Enquanto isso, a área plantada com milho safrinha teve alta de 3,1%, subindo para 1.665 mil hectares, na comparação da safra 2015/2016. A estiagem afetou a lavoura, princialmente as que foram cultivadas mais tarde.

É possível notar, segundo levantamento, lavouras com plantas mal desenvolvidas e de menor porte, com espigas menores e mal granadas, indicativos reais das quebras de produtividades relatadas em praticamente todos os municípios levantados.

Além da estiagem, o frio e as geadas também afetaram a lavoura, causando perdas estimadas em 20% com maior intensidade nos municípios da região próxima à divisa com o Paraguai.

Até o momento estima-se que a colheita alcançou 25% das áreas cultivadas. O baixo percentual se deve a alta umidade nos grãos colhidos, em função das baixas temperaturas e da umidade ainda disponível no solo, que faz a planta alongar o ciclo e a espiga perder umidade mais lentamente.

A Conab estima que 45% da produção tenha sido comercializada de forma antecipada. As perdas preocupam os fornecedores, que se sentem preocupados com o possível não cumprimento dos contratos de entrega de produtos fechados no início da safra.

No entanto, são estimados poucos produtores nesta situação, já que o limite de liberação deste tipo de crédito é cercado de cuidados, garantias e parâmetros de limitação por parte das cooperativas e revendas, em estreita relação de confiança, que uma vez quebrada, pode trazer consequências muito negativas aos produtores no tocante ao fornecimento de insumos e serviços.

Nos siga no Google Notícias