A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

09/08/2016 14:23

Produção de milho safrinha em MS cai 26% devido ao clima

Priscilla Peres
Estiagem derrubou a produção do grão em MS. (Foto: Famasul)Estiagem derrubou a produção do grão em MS. (Foto: Famasul)

A produção de milho safrinha em Mato Grosso do Sul terá queda de 26,5% na safra 2015/2016, em relação ao período passado. A previsão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) confirma a tendência de queda na produtividade, principalmente devido as condições climáticas.

Ainda de acordo com a Conab, a produção de milho safrinha caiu para 6.693 toneladas, assim como a produtividade que teve redução de 28,7%, passando de 5.640 para 4.020 kg por hectares.
Enquanto isso, a área plantada com milho safrinha teve alta de 3,1%, subindo para 1.665 mil hectares, na comparação da safra 2015/2016. A estiagem afetou a lavoura, princialmente as que foram cultivadas mais tarde.

É possível notar, segundo levantamento, lavouras com plantas mal desenvolvidas e de menor porte, com espigas menores e mal granadas, indicativos reais das quebras de produtividades relatadas em praticamente todos os municípios levantados.

Além da estiagem, o frio e as geadas também afetaram a lavoura, causando perdas estimadas em 20% com maior intensidade nos municípios da região próxima à divisa com o Paraguai.

Até o momento estima-se que a colheita alcançou 25% das áreas cultivadas. O baixo percentual se deve a alta umidade nos grãos colhidos, em função das baixas temperaturas e da umidade ainda disponível no solo, que faz a planta alongar o ciclo e a espiga perder umidade mais lentamente.

A Conab estima que 45% da produção tenha sido comercializada de forma antecipada. As perdas preocupam os fornecedores, que se sentem preocupados com o possível não cumprimento dos contratos de entrega de produtos fechados no início da safra.

No entanto, são estimados poucos produtores nesta situação, já que o limite de liberação deste tipo de crédito é cercado de cuidados, garantias e parâmetros de limitação por parte das cooperativas e revendas, em estreita relação de confiança, que uma vez quebrada, pode trazer consequências muito negativas aos produtores no tocante ao fornecimento de insumos e serviços.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions