ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Produtor já pode comprar caminhão com verba do Pronaf

Redação | 26/11/2009 15:18

Produtores familiares poderão, a partir de agora, financiar caminhões e camionetes de carga com juros privilegiados. Esses bens foram incluídos hoje (26) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos e atende os produtores que necessitam usá-los na produção e comercialização de alimentos.

Os juros cobrados nessa linha de crédito são de 2% ao ano, com dez anos para pagar e três anos de carência. Ela inclui caminhões frigoríficos, isotérmicos e graneleiros, mas veículos de cabine dupla estão excluídos do financiamento.

O secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, confirmou que a discussão da medida foi incitada no governo depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou este ano para visitar o agricultor familiar Fernando Kubota, que recebeu o primeiro trator financiado com recursos do Plano Safra Mais Alimentos, em julho de 2008.

No encontro, a esposa do agricultor disse que o trator ajudou muito a aumentar a produção, mas faltava um caminhão para escoá-la.

Além disso, o CMN estabeleceu prazo de três anos para reembolso das operações de custeio de açafrão e palmito. Segundo Bittencourt, o prazo médio atualmente é de um ano, podendo ser estendido para dois. "O prazo para essas duas culturas foi ampliado porque o período entre o plantio e a colheita supera os dois anos", afirmou.

A erva-mate também foi incluída no Pronaf Mais Alimentos, com a mesma taxa de juros de 2% ao ano, dez anos para pagar e três anos de carência. O limite é de R$ 100 mil por produtor. "Para quem não conhece a abrangência da erva-mate, ela é cultivada em mais de 170 mil propriedades em quase 600 municípios no Sul do país", ressaltou o secretário

Nos siga no Google Notícias