A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

06/01/2010 08:34

Produtor será orientado sobre escolha de soja no Showtec

Redação

Os critérios para escolha da melhor variedade de soja serão um dos assuntos em pauta no Showtec, em Maracaju, no dia 2 de fevereiro. O evento será de 2 a 4 de fevereiro na Fundação MS.

Conforme a organização, durante um dos giros tecnológicos o engenheiro agrônomo Carlos Pitol, pesquisador da Fundação MS, ensinará os produtores a escolher a melhor variedade em função da época do plantio, tipo e padrão e solo (acidez e fertilidade), escalonamento do plantio e da colheita e o ciclo da cultivar.

Segundo ele, equívocos na escolha podem trazer prejuízos de até 15 sacas por hectare, ou seja, redução de 35% na produtividade.. O pesquisador vai apresentar 25 tipos diferentes de cultivares, suas características, vantagens e desvantagens.

"Infelizmente ainda se erra muito na escolha da variedade e o produtor leva muito prejuízo com isso. Não adianta deixar se levar pelo mercado se a cultura não tiver o desenvolvimento adequado", alerta. Pitol lembra que considerar apenas o potencial de produtividade é um erro porque o desenvolvimento da planta vai depender da característica do solo. "Ainda que seja alto, o potencial de produção pode ficar limitado", explica.

Outro equívoco recorrente, destacado por Carlos Pitol, é que muitos produtores plantam a soja pensando na safrinha de milho e escolhem variedades precoces sem ponderar se seu solo reúne características adequadas para isso. A opção entre variedades tradicionais e transgênicas também será avaliada pelo pesquisador.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions