ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Produtores criam grupo contra calote do Independência

Redação | 27/03/2009 15:21

Em reunião nesta sexta-feira na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), produtores que forneciam reses ao frigorífico Independência resolveram formar um grupo para garantir força durante o processo de recuperação judicial da empresa, já em andamento.

Os pecuaristas se colocam como "vítimas do calote" e resolveram se organizar em bloco por representarem 18% do montante de dívidas total do frigorífico. As estratégias foram detalhadas hoje aos presidentes de sindicatos rurais, durante o encontro na Famasul.

"Na recuperação judicial, o produtor receberá primeiro porque o frigorífico depende de sua matéria-prima para continuar funcionando", explicou aos representantes sindicais o assessor jurídico da FAMASUL, Carlo Daniel Coldibelli Francisco. De outro modo, se o frigorífico falir, os primeiros a serem pagos serão funcionários, FISCO e bancos.

Até maio, o grupo Independência deve entregar á Justiça um plano de recuperação da empresa, com propostas de pagamento aos credores.

Unidos, os pecuaristas esperam ter poder de veto, caso não considerem satisfatória a proposta defendida pela empresa.

Se a sugestão for rejeitada, ou a empresa apresenta novo plano ou decreta falência.

Por meio de nota da assessoria, o presidente da Famasul, Ademar Silva Júnior lembrou que "a crise do Independência, que era o melhor pagador entre os frigoríficos, revela a fragilidade da cadeia produtiva da carne", defendendo a necessidade de mudança no processo de venda de carne bovina aos frigoríficos.

Em edital, também será publicado, com exigência de ampla divulgação, nomes dos credores e valores atualizados dos débitos. "A partir da data de publicação do edital, os credores - entre eles, produtores e bancos

Nos siga no Google Notícias